14 de novembro de 2016

7 dicas para gerenciar seu estoque de forma simples

dicas para gerenciar seu estoque de forma simples


Olá, hoje eu quero falar um pouco sobre o gerenciamento do estoque, se você tem uma empresa ou trabalha com vendas seja qual ramo for, o estoque com certeza é uma das suas preocupações já que ele interfere no seu  faturamento. 

Gerenciar o estoque não é uma tarefa muito simples, afinal é difícil saber exatamente a demanda de cada produto e é muito importante encontrar um equilíbrio para que não aconteça de você perder vendas por causa da falta do produto ou que você tenha uma quantidade considerável de produtos sem saída (encalhados) ou seja capital que poderia ser investido em algo mais rentável.

Depois de pesquisar sobre e passar por situações complicadas com produtos parados, listei os pontos mais relevantes para que você possa ter um estoque organizado e que seja sempre a favor das suas vendas e também um diferencial competitivo para você, já que o seu lucro passa  pelo estoque.

1. Anote todas as informações referentes aos produtos que você tem no estoque e organize esses dados. Registre a quantidade, data de validade, data que foi comprado, quantidade de saída do produto. 

2. Tenha um local apropriado para armazenar seu estoque, por exemplo: se você vende produtos de beleza, arrume estes em prateleiras, nichos ou em algum lugar que facilite a visualização destes, até para você acompanhar a validade dos mesmos e conserva-lós em boas condições.

3. Identifique quanto tempo demora entre a chegada do produto pelo fornecedor até a sua venda, assim fica mais fácil saber o espaço que você precisa para armazenar os mesmos. 

4. Pesquise  sobre os fornecedores, para que você possa escolher os que melhor irão atender as suas necessidades e mantenha uma boa relação com eles. Muito além de bons preços, seus fornecedores precisam ser confiáveis e fazer as entregas dentro do prazo combinado, essa boa relação também pode contribuir muito na hora que acontece imprevistos, como precisar de um produto com urgência.

5. Trabalhe bem os preços dos seus produtos, para que se necessário você possa baixar os preços de algumas mercadorias que não tem saída e fazer seu estoque ter giro. 

6. Tenha cuidados extras ao adquirir produtos com demanda sazonais( por exemplo: produtos que estão na moda que têm um ciclo de vida curto) e com as demandas em declínio (aqueles produtos que em algum momento acaba e logo é lançado um novo em seu lugar).

7. Mantenha o foco e acompanhe periodicamente seu estoque, assim é mais fácil evitar compras desnecessárias que servirão apenas para ficar com dinheiro parado e se você têm produtos que não tem saída, tente identificar o porquê do baixo giro.

Gerenciando seu estoque de forma ativa  será mais fácil evitar problemas e obter o resultado que você espera , principalmente em relação ao lucro e a satisfação do seu cliente. 

Boa sorte e sucesso, e não se esqueça de encarar tudo como uma forma de aprendizado, inclusive os erros.

Me conta o que achou desse post nos comentários.

Até a próxima ; )

Cheia de manias, grata a Deus por todas as bençãos e pela dádiva da vida, feliz com meu esposo e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por moderação, assim que aprovado estará visível. Obrigado por comentar!! Isso me deixa muito feliz, seja sempre bem vindo!!