5 de setembro de 2016

Organizando as refeições da semana


Organizando cardápio


A organização é um fator importante para facilitar nosso dia a dia em todas as áreas de nossas vidas e quando se trata de alimentação planejar as refeições da semana, é uma alternativa valiosa que possibilita economizar tempo e até dinheiro, uma vez que podemos evitar desperdícios... 

No último ano tenho buscado formas de otimizar meu tempo, já que vivemos nesse mundo de correria e uma das maneiras que encontrei foi organizando as refeições, para isso separei algumas dicas que pode ti ajudar a ter mais tempo para outras coisas, tão importantes quanto se alimentar.

Dicas:
  • O primeiro passo para organizar as refeições é pegar uma folha de papel e anotar os dias da semana e horários que você e sua família costumam fazer as refeições, depois anotar os alimentos que precisam ser comprados com base no que planeja servir na semana. 
  • O cardápio pode ser montado tendo em mente que para o almoço e jantar é importante ter um prato composto por arroz, feijão, ou mandioca, batata, o que for da preferencia da família. Também um prato com fonte de proteína ( carne, frango, peixe, ovo) e as verduras e legumes, refogados, assados ou preparados como saladas. 
  • Uma forma de otimizar o tempo em relação ao preparo dos alimentos  é escolher um dia da semana pra fazer as comprar necessárias (pode se aproveitar os dias de oferta no supermercado). 
  • Deixar alguns ingredientes separados e já preparados é uma ótima forma de economizar tempo, por exemplo cozinhar o feijão e congelá-lo em potinhos com quantidade suficiente para cada refeição, este pode ser temperado ou somente na hora que for consumir, deixar cebolinhas lavadas e picadas e também congelá-las. 
  •  Montar saladas em potes de vidros, já devidamente limpas, cortadas e temperadas se preferir, tendo estas uma duração de 7 dias. 
  • Cozinhar e desfiar o frango e manter congelado em potinhos, bem como a carne moída , separar as carnes e congelar porções pequenas porque fica mais fácil para descongelar e preparar. 
Com um pouco de planejamento e organização preparar as refeições pode ser uma tarefa tranquila e devidamente prazerosa, no início pode parecer difícil , mas depois que conseguir se preparar e seguir essas dicas se tornará cada vez mais fácil aproveitar suas refeições em meio a tanta correria. 

Até a próxima ; )






Cheia de manias, grata a Deus por todas as bençãos e pela dádiva da vida, feliz com meu esposo e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por moderação, assim que aprovado estará visível. Obrigado por comentar!! Isso me deixa muito feliz, seja sempre bem vindo!!