4 de setembro de 2016

O que são doramas?


    Doramas são dramas asiáticos


Como já citei em outro post , estive algum tempo procurando filmes para assistir (no caso comédia romântica meus preferidos) e por acaso acabei descobrindo os doramas, mas afinal, o que são  doramas? 

Doramas são como se fosse novelas-séries orientais, elas são conhecidas como K-dramas (dramas coreanos), J-drama (dramas japoneses), Tw-drama ( dramas taiwaneses) e etc.
Os dramas (doramas) também podem ser adaptações de Mangás e/ ou animes (mangás são como gibis e animes são desenhos animados, tipo Dragon Ball Z).

São muito diferentes das novelas pela qual estamos acostumados e também das séries americanas, pois os dramas possuem um número de episódios pequenos que variam entre 16 e 25 episódios, podendo ser aumentado em alguns casos de acordo com o sucesso do drama, porém em poucos episódios.

Dificilmente são feitas segunda temporada, os episódios geralmente são exibidos uma ou duas vezes por semana, com duração em media de 60 minutos cada episódio dependendo de cada país.

Os doramas tem diversas temáticas, as de romance, terror, de ação e investigativa, comédia, sobrenatural, enfim tem para todos os gostos.

Para quem curte romance, nos dramas o amor entre um casal é relatado de forma pura, as mulheres não são tidas como simbolo sexual, nem nada do tipo, as pessoas são amadas pelo que são, com defeitos e qualidades.

Amor a primeira vista também não é muito comum nas histórias dos doramas, em muitos casos no início o casal principal se detesta e começam a se apaixonar com o passar do tempo, após ir se conhecendo verdadeiramente e outro detalhe os beijos na maioria das vezes não acontecem no começo do drama , geralmente mais para o meio e alguns caso até no final

Citarei característica específicas dos três principais países que fazem doramas:

Drama coreano (K-dramas):

Possuem em média 16 episódios mas podem chegar até 25, são exibidos duas vezes por semana e possuem locações em lugares lindos e com excelente imagem .

As cenas românticas tem um contato físico restrito, as demonstrações de carinho são feitas muitas vezes por abraços e os beijos são apenas selinhos, claro que existem as exceções mas diferente das novelas brasileiras e latinas, não existe "pegação" pra lá e pra cá e pra encontrar algum do tipo tem que haver uma boa pesquisa antes (não vi nenhum :/ ).


        Drama com Jung do Cnblue


Dramas japoneses ( J-dramas)

Os dramas japoneses exibem ate 12 episódios, mas tem as exceções também ,podendo ser mais longos, chegando até acontecer do drama ter duas temporadas, porque são geralmente transmitidos por estações e ainda podem ser finalizado com um filme .

No caso de dramas românticos, o contato físico entre o casal na maioria das vezes é ainda menor que os da Coreia, o objetivo nos dramas japoneses é retratar o amor puro entre duas pessoas, onde gostar da pessoa com seus defeitos e qualidades é mais importante que a atração física. Os japoneses não se comprometem com finais felizes.

versão japonesa de Play Full Kiss


Dramas Taiwaneses ( Tw-dramas):

Tem em geral de 13 a 15 episódios, são mais dramáticos , a qualidade de locação e filmagem é um pouco menor que os demais, possuem uma preocupação maior com final feliz, estes inclusive podem mudar o roteiro de um personagem de acordo com o desejo do público.

Diferente dos dramas coreanos e japoneses, nos dramas taiwaneses existe mais contato físico entre os casais , não se limitando apenas a beijos simbólicos, porém os sentimentos são retratados com a mesma profundidade dos demais.


        drama taiwanês  Just You


É possível assistir alguns doramas no youtube com legendas em português, mas pode acontecer de não ter todos os capítulos, porém existem alguns sites que disponibilizam diversos doramas completos:


Depois de descobrir sobre os doramas tive a possibilidade de tornar meus momentos de lazer mais prazerosos e divertidos. 

Até a próxima ; )









Cheia de manias, grata a Deus por todas as bençãos e pela dádiva da vida, feliz com meu esposo e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por moderação, assim que aprovado estará visível. Obrigado por comentar!! Isso me deixa muito feliz, seja sempre bem vindo!!