26 de setembro de 2016

Como eu era antes de você


Filme inspirado no livro de Jojo Moyes


Sinopse: Rico e bem sucedido Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico para a preocupação de seus pais. Contratada pela mãe de Will, Louisa Clark (Emilia Clarke) de origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e aos poucos acaba se envolvendo com ele.

Obs: Se você não assistiu o filme encontrará spoiler nesse post...


Para que você não se surpreenda como eu, já aviso que se o interesse for assistir um filme romântico com final feliz, "Como eu era antes de você" definitivamente não entra nesse contexto.

Quando me deparei com esse filme, meu único interesse era assistir um filme romântico, simplesmente que falasse de amor, não tinha nenhuma noção do que estava por vir, até porque não li o livro e nem tinha informações sobre ele e na sinopse não tem nenhum indício do que pode acontecer no final.


O filme é uma versão cinematográfica do livro da autora Jojo Moyes e conta a história de Louisa Clark uma garçonete de 26 anos, acomodada  que tem um emprego que não tem futuro, mora num quarto apertado na casa dos seus pais e vive um relacionamento morno com uma pessoa que não tem nada a ver com ela a sete anos.


Image and video hosting by TinyPic


Porém as coisas mudam quando ela fica desempregada e tem que procurar um novo emprego, após muitas tentativas Louisa percebe que a única qualificação que tem é o de saber lidar com pessoas e devido a necessidade de ajudar a família financeiramente, ela acaba aceitando o único emprego razoável que surge, trabalhar num castelo como cuidadora de um tetraplégico por 6 meses.

Image and video hosting by TinyPic

Então ela conhece Will, este era um advogado bem sucedido, apaixonado pela prática de esportes radicais na companhia de sua então namorada, que tem sua vida transformada ao ser atropelado por uma moto, após o acidente Will se vê preso a uma cadeira de rodas e se torna, mal humorado , infeliz e amargo.


Image and video hosting by TinyPic

O inicio de convivência entre os dois é muito difícil, pois Will o tempo toda da cortadas em Louisa , no entanto após pensar em desistir do emprego, Louisa continua por insistência da sua irmã , no entanto ela começa a tratá-lo da mesma forma que ele a trata, com sarcasmo e grosseria. Com o passar do tempo os dois começam a se entender e a construir uma linda amizade, fazendo várias coisas juntos. 


Louisa leva Will para passear

Lou e Will juntos


Louisa então conhece o Will que se esconde atrás da amargura, inteligente, engraçado e generoso, mais atencioso do que seu próprio namorado Patrick , ela então passa a planejar coisas novas para que Will se sinta vivo e ele por sua vez mostra para Louisa que ela é capaz de fazer coisas novas e sair da zona de conforto buscando e desejando o melhor para si mesma


Image and video hosting by TinyPic

Will e Lou no casamento da ex dele


Até ai tudo parece se encaminhar para mais uma história em que o amor supera tudo, no entanto essa não é a direção que o filme toma.

"Como eu era antes de você" mexeu muito comigo , esse casal tão bonito e a história me tocou bastante e o desfecho me causou muito impacto, fiquei muitos dias refletindo sobre o que aconteceu, sobre a mensagem que o filme propôs.

A atuação dos atores foi incrível principalmente de Sam, deve ter sido um grande desafio ficar na mesma posição o tempo todo.

Já vi filmes em que um personagem morre por alguma doença ou algo do tipo, mas nesse acontece pela escolha da própria pessoa, não esperava um final desse foi uma triste surpresa pra mim, a autora do livro foi muito corajosa ao trazer um tema como esse e a direção do filme em manter o final original.


Image and video hosting by TinyPic

Falar sobre esse filme teve uma certa dificuldade não estava preparada para ele , por mais que saibamos que a morte é uma realidade, nunca estamos preparados para perder alguém que amamos, então quando me coloco no lugar de quem ficou (Louisa e os pais de Will) fica impossível concordar com a decisão dele (isso deixando de fora o contexto religioso) , mas quando penso pela perspectiva do Will consigo compreendê-lo. 

Além desse acontecimento, consegui ver muitas situações que tornam os personagens fictícios tão próximos dos da vida real fora da tela, afinal quem não conhece alguém acomodado  que deixa de ter motivação para fazer algo diferente e mudar a vida, eu mesmo já estive acomodada em determinados momentos e situações.

Quem também não ficaria infeliz e amargurado mesmo que num instante ao sofrer um acidente que te tira tudo pelo qual teve a certeza que teria sempre e como não ter laços fraternos com alguém que você convive diariamente e faz tudo por aquela pessoa, como não se envolver com alguém como Will, tão cativante mesmo em meio a dor e como Louisa tão alegre e intensa.


Sam Claflin

Emília Clarke

Quero muito ler o livro que inspirou o filme, porque depois de pesquisar já sei que tem alguns acontecimentos importantes na historia cortadas do filme e que explicam melhor as tomadas de decisões e o porque de cada coisa.

momentos final de Will e Lou


Como eu era antes de você é um filme de amor, porém não romantizado e idealizado como tantos outros, continuo intrigada por ele, balançada e inquieta. Não foi o que eu esperava, mas foi muito mais do que eu poderia imaginar.

Image and video hosting by TinyPic



Pode assistir o filme online aqui.

E vocês o que acharam do filme?

Até a próxima ; )






Cheia de manias, grata a Deus por todas as bençãos e pela dádiva da vida, feliz com meu esposo e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por moderação, assim que aprovado estará visível. Obrigado por comentar!! Isso me deixa muito feliz, seja sempre bem vindo!!